You are here
História Notícia 

A origem das Festas de Peão de Boiadeiro

 

As origens em si não são muito claras pois as Festas de Peão se formaram aglomerando costumes e praticas culturais diferentes, em principal a pratica do rodeio que consiste em permanecer por até oito segundos sobre um animal, usualmente um cavalo ou boi.

 

 

Nos Estados Unidos do século XIX, após a vitória dos EUA sobre o México, os colonos americanos incorporaram à sua cultura alguns costumes de origem espanhola que eram praticados pelos mexicanos, como as festas e a doma de animais. Com o passar do tempo, o rodeio foi se tornando mais parecido com o que conhecemos hoje, e no final do século XIX os boiadeiros realizavam apostas e exibiam seu talento domando o gado. A cidade de Colorado sediou a primeira prova de montaria no ano de 1869, e entre a década de 1890 e a de 1910 o rodeio surgiu como entretenimento da população.

 

 

Apesar de ter surgido nos EUA, até mesmo por lá a prática do rodeio já está perdendo a força. Atualmente 15 cidades americanas já proibiram o rodeio, entre elas Fort Wayne, Indiana e Pasadena, na Califórnia.

 

No Brasil, a maior festa de rodeio é a Festa do Peão de Barretos, que chega a reunir cerca de mais de 1 milhão de pessoas e movimenta milhões de reais em diversos setores.

Curiosidades:

1 – A primeira edição foi realizada em 1956.

2 – Na edição de 2007, segundo organizadores do evento, a cantora brasileira Ivete Sangalo chegou a pedir 600 mil reais apenas de cachê, fora despesas extras.

 

 

Mesmo com as inúmeras críticas que o evento recebe, diversos artistas patrocinam e se apresentam todos os anos não apenas em Barretos, mas também nas diversas festas que ocorrem em outras cidades do interior do Brasil, principalmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país.

 

Nesta última existem os famosos rodeios crioulos, que segundo a lei se entende por “evento que envolve animais nas atividades de montaria, provas de laço, gineteadas, pealo, chasque, cura de terneiro, provas de rédeas e outras provas típicas da tradição gaúcha nas quais são avaliadas as habilidades do homem e o desempenho do animal”. Nesta categoria, o maior evento da América Latina é o Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria realizado em anos pares e por onde passam mais de 350 mil pessoas por edição, realizado na cidade de Vacaria

 

Fonte: Wikipedia

 

 

Deixe seu Comentário

Related posts

Veja Mais Novidades





Tablóide News